POSSE

Obrigatória para Oficiais e facultativa para as Praças.

COMPOSIÇÃO

Quepe verde-petróleo (masculino) ou chapéu verde-petróleo (feminino); Camisa branca manga longa; Gravata vertical ou horizontal, verde-petróleo ou preta, respectivamente, conforme condição de uso (masculino); Gravata em laço verde-petróleo ou preta, conforme  ondição de uso; Túnica branca; Platinas pretas com insígnias metálicas para Oficiais e Subtenentes, demais praças divisas correspondentes bordadas em fio dourado diretamente no uniforme.

Saia longa ou média verde-petróleo, conforme condição de uso (feminino); Calça verde-petróleo (masculino); Cinto preto; Meias pretas (masculino) ou meia-calça cor da pele (feminino); Sapato social preto (masculino) ou sapato social salto médio preto (feminino).

USO

Nas Formaturas dos Cursos de Formação ou Especialização de Oficiais, realizadas no âmbito de instituições militares ou cursados em razão da condição de policial militar.

Em solenidades de casamento: O uso do uniforme na cerimônia é condição para que o noivo (a) faça jus à formação da abóbada de aço, sendo a deferência destinada, exclusivamente, aos oficiais.
Em solenidades nas quais o policial militar seja agraciado com medalha, comenda ou título. Em desfiles de caráter militar, as policiais utilizarão a saia média. Facultativo o uso sem túnica somente quando em deslocamento no interior de veículos não integrantes de solenidades. Nas solenidades realizadas em ambientes cobertos não será utilizado o quepe ou chapéu.

As gravatas pretas, horizontal (masculino) e em laço (feminino), serão utilizadas em solenidades ou atos sociais onde for exigido o uso do smoking para civis.
Com o sapato de salto baixo feminino nas formaturas e com o sapato de salto alto feminino em solenidades especiais conforme determinado.

A1m2