POSSE
Obrigatória.
COMPOSIÇÃO
Boina cáqui-escura; Camiseta branca meia-manga com identificação; Camisa cáqui-clara meia-manga; Distintivos de quadro em miniatura, nas golas da camisa, em dourado para oficiais e prateado para praças; Platinas marrom-café com insígnias metálicas para Oficiais, Alunos-a-Oficial e Subtenentes; Demais praças divisas correspondentes bordadas em fio dourado diretamente no uniforme.
Calça cáqui-escura (masculino); Saia média cáqui-escura ou calça social feminina, conforme condição de uso (feminino); Cinto marrom-café; Meias marrom-café (masculino) ou meia-calça cor da pele (feminino); Sapato social marrom-café (masculino) ou sapato social salto médio marrom-café (feminino).
USO
Nas atividades de representação, o seguimento feminino utilizará a saia obrigatoriamente. Nas atividades de gabinete, externas, passeio e trânsito, obrigatoriamente, será utilizada a calça pelas policiais, salvo por determinação do Comandante da OPM.
É facultado, exclusivamente nas atividades administrativas internas, a retirada da camisa. Participação em evento civil, cujo traje determinado seja o esporte fino. Poderá ser utilizado o quepe ou chapéu na cor cáqui-escura em solenidades cívico-militares que não requeiram túnica, a critério do Comando Geral.
Poderá ser feito uso de coldre em tamanho discreto, conforme análise do Comandante da OPM de lotação do policial militar, em material sintético nas cores marrom-café.
Quando o policial estiver montado ou conduzindo motocicleta, deverá substituir a calça pelo culote cáqui-escuro com peças em couro e botas de montaria na cor marrom-café ou culote cáqui-escuro e botas de motociclista na cor marrom-café, respectivamente.
Para os profissionais no desempenho direto dos serviços de saúde as peças que compõem este uniforme serão confeccionadas na cor branca, com exceção à cobertura. No lugar da platina serão utilizadas luvas removíveis na cor branca.